quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O que estou lendo?

Vou começar a postar aqui os livros que eu ler, bem como minha opinião sobre eles. Isso pode servir como dica de leitura, ou mesmo de espaço para discussão sobre as obras.

O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO
(JOSÉ SARAMAGO)

Mesmo que a obra vá contra muitas de minhas crenças, devo reconhecer quão brilhante ela é.
No princípio achei que iria encontrar somente mais uma crítica à religião e à história como a conhecemos. Engano meu. A obra revela um Jesus Cristo fascinante, humanizado com suas fraquezas, medos e desejos, inserido em fatos sacralizados que criam uma outra versão histórica, ao mesmo tempo em que fica subentendida uma sutil crítica à religião.
A leitura é cansativa em alguns momentos (quase parei de ler nos primeiros capítulos). Quem conhece Saramago sabe do seu estilo peculiar (e díficil) de escrita, com o qual me acostumei depois de algumas dezenas de páginas. Utilizando apenas vígulas e pontos finais na mistura de discurso direto e indireto, com poucos e extensos parágrafos, Saramago despeja suas palavras de um português clássico, quase sempre com uma pitada de sarcasmo. O resultado final é muito bom, embora previsível.
Aprovado e recomendado!

Trecho do livro:
“O filho de José e Maria nasceu como todos os filhos dos homens, sujo do sangue de sua mãe, viscoso das suas mucosidades e sofrendo em silêncio. Chorou porque o fizeram chorar, e chorará por esse mesmo e único motivo.”

7 comentários:

F. Pellicer disse...

Hm, interessantíssimo.
Entrou pra minha longa lista de livros a ler.

Obrigado pela indicação e novamente um ótimo começo de 2011!

abraços

pedrozafi disse...

Recomendo "Ensaio sobre a Cegueira"
É muito bom.

Marcelo R. Rezende disse...

Sabe que eu nunca li Saramago?
Acho que tá na hora de começar.

Beijo.

Marcio Nicolau disse...

inquietante, como sempre.

Grato pela dica.

Felipe Faverani disse...

Oi, Dragoni, tudo bem?
Eu me encontrava em meio a leitura desse livro quando Saramago faleceu, acredita? Foi um choque pra mim, pois sempre admirei o trabalho dele e a opinião dele. Ganhei esse livro como presente de aniversário. Eu pedi. rs
Eu adorei a obra, permanece sendo um dos livros com os quais mais me identifico. Minha família é evangélica, porém sou ateu, então confesso que, num primeiro momento, me interessei pela leitura devido a querer entrar em contato com a visão do autor, que também era.
Não recomendarei "Ensaio sobre a cegueira" como o Pedro fez, mas recomendarei um outro grande livro do Saramago: "Memorial do Convento". Creio que gostará muito!
Abraço.

Evandro Oliveira disse...

Obrigado pela visita Dragoni.
Gostei muito dessa idéia de dividir conosco o que você está lendo.
Li esse livro do Saramago já faz algum tempo, tenho e vou reler!
Saramago é muito especial para mim, estive em uma palestra dele em Lisboa em 2001, e fiquei fascinado com a simplicidade e inteligência desse homem, algo que só posso comparar a Jorge Luis Borges.

Volte sempre ao sabor da letra.

http://sabordaletra.blogspot.com/

J. M. disse...

Dragoni! Por acaso acabei aqui em seu blog neste fim de início de semana, e gostei. Uma pessoa que adora ler sempre será admirado por mim! E não poderia deixar de dizer que deves ler os outros livros de Saramago. Ensaio sobre a cegueria, Caim, As intermitências da morte. Mas te confesso: sou apaixonado por O evangelho segundo Jesus Cristo e Caim. Ambos são fantásticos. Voltarei mais vezes, com toda certeza. Forte abraço.